sábado, 23 de novembro de 2013

HISTÓRIA DA MODA- PAISLEY BANDANA

Bandana, por definição é um ornamento para a cabeça. É feita com um lenço de formato quadrado ou triangular que é dobrado diversas vezes, formando uma tira que cobre a testa, ou até mesmo o topo inteiro da cabeça. Podem ser feitas com tecido em cores lisas ou estampado, preferencialmente com figuras indígenas primitivas ou estampa cashemir ( ou paisley). ( Wikipedia)

Em meados dos anos 40, principalmente no período da guerra, as bandanas eram usadas por trabalhadoras, para proteger os cabelos. ( clique nas fotos para aumentá-las)



Seu uso acabou ganhando as ruas, tanto, que algumas pin ups foram ilustradas com bandanas nos cabelos.




Nos anos 60, o movimento hippie usou e abusou das bandanas.


Nesta mesma época, este mesmo movimento hippie e da contracultura, se apropria da estampa Paisley ( ou cashmere), a popularizando, e subvertendo o seu uso, que denotava sofisticação e era muito usada na aristocracia.

Nesta época, a estampa Paisley ficou extremamente popular e era vendida nas lojas mais badalas. Muitos famosos usavam a estampa e em 1967 Jonh Lennon pintou o seu Rolls Royce com a estampa.
Talvez essa inversão de valores, seja o inicio da ligação da bandana paisley como sinal de subversão, como veremos a seguir.




Nos anos 80, as bandanas viraram marketing ícones para bandas como Def Leppard e Pink Floyd, com peças estampadas com o logo das bandas.

As bandanas estavam de volta, agora usadas no pescoço, como cinto, no pulso, no calcanhar.
Bandas de Glam Metal da época também abusaram do acessório, quase que exclusivamente em paisley.

Axl Rose, do Guns N´ Roses tem como marca registrada a bandana Paisley, usada de várias cores.


A famosa Punky Brewster ( aqui no Brasil: "Punky, a levada da breca"), inspirou milhares de garotas a usar suas bandanas amarradas na perna ou calcanhares.



A bandana caiu no gosto popular e virou ícone fashion dos anos 80, usada das maneiras mais diversas.



Acessório dos "descolados" com um toque de rebeldia, a bandana lisa e principalmente com a estampa paisley bateu ponto entre filmes da época e atores famosos. ( todas as fotos abaixo são datadas entre 1980 e 1980)


 Guilherme Fontes na Novela Bebê a bordo.
 Joan Jett, na capa do albúm " I love Rock 'n' Roll"
 Hulk Hoogan
 A Banda Suicidal Tendences
 O rebelde skatista Jay Adams
 Johnny Deep no seriado "Anjos da Lei"
 Josh Brolin em "Goonies"
 Juba e Lula
 O queridinho dos anos 80, Corey Feldman
Vera Fisher
Dispensa legenda...


Nos anos 90, a bandana voltou com tudo, inspirada pelo seu uso por gangues norte americanas, que adotaram as cores das bandanas ( as mais usadas eram as azuis ou vermelhas), para se posicionar em uma gangue específica.
Um dos grandes percursores da bandana nos anos 90 e que a usava como marca registrada era o cantor 2Pac.

Novamente a bandana aparece em editoriais de moda e como acessório de famosos.



A bandana mais uma vez é associada à rebeldia e talvez subversão e hoje é usada em grupos específicos como punks, motoqueiros, roqueiros e rapers.





A bandana com a estampa paisley, junto a de estampa de bolinhas foi absorvida pela cultura vintage e aparece muito em ensaios com as famosas "pin ups modernas".



A Laís Pacheco do "WORLD PIN UP" promove o "Bandana Girls Day", com fotos de leitoras usando as bandanas, vale a pena conferir!
Link para o post com as BANDANA GIRLS de Stembro/ outubro: http://www.world-pinup.com/2013/11/bandana-girls-day-setembrooutubro.html
( abaixo um teaser para o que você poderá encontrar lá no blog da Laís)


Gostou?
Então tenho uma dica!
Na na loja Vudu tem lindas bandanas e tiaras para você, além de looks completos para as pin ups modernas!
Corre lá!
http://www.vuduloja.com/



Até a próxima!!

Um comentário: