domingo, 14 de junho de 2015

TATILEINE BRECHÓ- O PADRÃO DE MEDIDAS



Uma das grandes dúvidas de clientes de brechós online em geral são os tamanhos e medidas das peças.
Embora exista uma lei que padroniza estas questões na confecção de roupas ( norma NBR 13.377, de 2008 ), esta lei não existia a 20 anos atrás, dificultando muito a compra e venda online de produtos vintage.
Hoje compramos roupas em grande magazines e lojas, mas há 30, 40 anos atrás era diferente. Sim, existiam lojas mas também era muito comum fazer em casa suas próprias roupas ou encomenda-las com uma costureira conhecida. Ou seja, muitas roupas não tem medidas padrões e sim foram feitas especificamente para uma pessoa.




Uma das primeiras providências que tomei a respeito destas dúvidas foi o de sempre disponibilizar as medidas de cada produto, assim o cliente terá a oportunidade de comparar com as suas e ter certeza que servirá ou não.
Quando a peça tem uma etiqueta com tamanho, indico isto na descrição e às vezes faço comentários, se acho que a modelagem é grande ou pequena.
No caso de peças sem etiqueta, uso como referência uma manequim daquelas de loja que tenho aqui que é tamanho 38. Ela é referência para indicar o tamanho aproximado ( P, M.G ou 36, 38, 40, 42, etc). Digo referência, pois por questões acima citadas você deve SEMPRE se basear nas medidas da peça para ter certeza se servirá ou não.




Ah... mas eu tenho preguiça de tirar as medidas.... 
Neste caso você estará comprando no brechó correndo o risco da peça ficar justa de mais ou larga demais. Mas isso é um risco que você corre comprando em qualquer loja de roupas online ( quem nunca comprou num daqueles sites chineses um peça tamanho 44, que chegou aqui com as medidas de um 38?). Lembrando que não me responsabilizo caso tenha preguiça de comparar as medidas. Você estará por sua conta e risco, ou seja, não realizo trocas ou reembolsos devido a divergências de tamanho.
Para você que tem a boa vontade de utilizar as medidas das peças como base para finalizar a sua compra, fiz alguns esquemas para ajudar.
O primeiro passo é escolher a peça que você deseja comprar. 
Exemplo: Tenho interesse numa calça jeans... então você vai lá no seu armário e escolhe uma calça jeans, que te serve, que te cai bem.
Estique esta peça na sua cama ou chão e com a ajuda de uma régua ou fita métrica tire as medidas conforme os esquemas abaixo.
Lembre-se de sempre escolher uma peça parecida, ou no mesmo estilo da peça que você gostou no brechó. Se gostou de um vestido mais justinho, pegue no seu armário um vestido mais justinho. Se gostou de uma camisa mais acinturada, pegue no seu armário uma camisa mais acinturada.
Lembrando que a maioria das peças antigas não continha elastano, então não adianta pegar uma peça justa mas que estica no corpo como base para comparar com uma peça sem elastano.
 Dá trabalho? Um pouco, mas você pode deixar anotado estas medidas para usa-las na próxima vez comprar no Tatileine Brechó ou qualquer outra loja de roupas online.


Segue abaixo alguns esquemas que criei para te ajudar nesta tarefa:
( clique nas imagens para aumenta-las)








Obrigada a todos e qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo por E-MAIL ou FACEBOOK .
Você poder saber das novidades pelo SITE, página do FACEBOOK ou INSTAGRAM.

Bom garimpo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário